Por definição, é uma ciência natural que estuda as propriedades da matéria e da energia, estabelecendo relações entre elas.
Mas,pergunta-se:
Mas, fica a dúvida: A relação de Einstein é universal? É comprovável na constituição da matéria a nível de quarks? E, comprovável nos fenômenos presentes no Universo com buracos negros?
Mas,pergunta-se:
O que é uma Ciência Natural?
As ciências naturais constituem numa classificação que abarca as áreas da ciência que visam a estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é, o universo
como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de
origem natural e com validade universal, fazendo-o de forma a focar-se
nos aspectos físicos e não no homem ou em aspectos comportamentais.
O que é a matéria e suas propriedades?
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância na qual todos os objetos físicos consistem.Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto.O que é energia?
Energia é a capacidade de algo de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico.
Na Física, a energia está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento.
De acordo com as leis da física, a energia não pode ser criada, mas
apenas transformada (primeiro princípio da Termodinâmica), sendo cada um
dos tipos de energia capaz de provocar fenômenos determinados e
característicos nos sistemas físicos.
As diferentes fontes de
energia podem ser encontradas na natureza, e são classificadas
basicamente em duas categorias, de acordo com a possibilidade de
manutenção e produção destas: as energias renováveis (energia eólica e energia solar, por exemplo) e as energias não-renováveis (a partir do carvão mineral e petróleo, por exemplo).
A Energia se manifesta:
- Energia Cinética: tipo de energia relacionada com o movimento dos corpos;
- Energia Térmica: forma de energia relacionada com o calor e as altas temperaturas;
- Energia Solar: alternativa renovável de fornecimento de energia para diversas utilidades através da captação dos raios solares;
- Energia Eólica: forma de energia alternativa e que provém dos ventos;
- Energia Química: tipo de energia que está armazenada em todas as matérias com ligações químicas, e que é libertada quando ocorre a quebra ou perturbação dessas ligações;
- Energia Elétrica: pode ser produzida a partir de usinas hidroelétricas ou através de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.
- Energia Nuclear: energia libertada quando ocorre uma reação nuclear.
Como se relaciona a matéria e energia?
Matéria e energia estão inseparavelmente relacionadas, afinal cada objeto contém algum tipo de energia, porém a ideia de energia de um modo geral não apresenta muito significado se não puder ser descrita em termos da substância com a qual está associada, como por exemplo, a energia térmica não existe no vácuo perfeito, e a energia elétrica, reside em particular ou objetos. Einstein explicou a relação entre matéria e energia em 1905, através da fórmula, E = mc², significando:- E – unidades de energia;
- m – massa;
- c – velocidade da luz;
Mas, fica a dúvida: A relação de Einstein é universal? É comprovável na constituição da matéria a nível de quarks? E, comprovável nos fenômenos presentes no Universo com buracos negros?
É uma discussão controversa Mundo Quântico versos Mundo da Relatividade. Qual está certo e qual é a verdade?A verdade será descoberta um dia?Teoria das Cordas unifica tudo? Ou mais um delírio dos pensamentos humanos mergulhados na Física teórica com o alicerce na Matemática Pura?
É meus queridos! A busca pela verdade ou uma explicação dos porquês de tudo que conhecemos, faz do homem um ser que busca se aproximar de Deus.
Para elucidar ou para complicar, assista a série O Universo Elegante em três episódios e tire suas conclusões sob sua perspectiva.
Para elucidar ou para complicar, assista a série O Universo Elegante em três episódios e tire suas conclusões sob sua perspectiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário